Colaboradores da Agrícola Andreis participam de Curso de Brigada de Incêndio

Compartilhe

Na última quarta-feira, (14), acompanhamos o Curso de Brigada de Incêndio, realizado no Centro de Tratamento de Sementes da Agrícola Andreis.

O treinamento foi conduzido pelo Bombeiro Jucelino Gonçalves, em sua fala destaca a importância desse tipo de trabalho. “O curso de brigada de incêndio tem como objetivo fazer a prevenção dentro de uma área pré-estabelecida que é a indústria nesse caso, os integrantes da brigada ao ter o conhecimento de atividades relacionadas a combate de incêndio, primeiros socorros, tem como propósito agir imediatamente em casos de emergência até a chegada da equipe do corpo de bombeiros. Dentro desse padrão de procedimento a ideia é evitar o sofrimento da vítima, fazendo com que ela se sinta segura, fazendo com que também a equipe consiga fazer o resgate e tirar do ambiente que está oferecendo risco a vida dela o mais rápido possível. Sobre as atividades da brigada de incêndio, também orientamos quanto a verificação dos materiais e equipamentos que serão utilizados como extintores e mangueiras, dessa forma os brigadistas poderão auxiliar pessoas que não fazem parte da brigada no entendimento adequado em relação a como proceder tanto na prevenção, quanto na consequência de um acidente, ou princípio de incêndio”.

Alex Sandro Teixeira, Coordenador do Centro de Tratamento de Sementes, complementa dizendo que o treinamento é importante não só para o ambiente profissional. “Capacitar os funcionários em caso de algum princípio de incêndio, ou alguma ocorrência para que eles possam prestar esse primeiro apoio até a chegada do corpo de bombeiros ou equipe de resgate. A carga horário do treinamento é extensa a fim de que os participantes aprendam sobre diversas situações, e isso serve não só para o dia-dia da empresa, mas também fora dela. Os objetivos principais são, primeiramente, a segurança do trabalhador nas suas atividades, proteger a vida e também a proteção da empresa como um todo. Às vezes 5 minutos, 10 minutos que é o tempo que o socorro pode levar para chegar pode ser decisivo para salvar uma vida ou evitar uma situação mais grave”.

Assessoria